Buscar
  • Andréa Benthien

Práticos e sustentáveis: porcelanatos que reproduzem revestimentos naturais


Na hora de construir ou reformar, opções para revestir a casa não faltam. Escolher o material que será usado em cada ambiente não é tarefa fácil e exige bastante pesquisa. Afinal, além do fator estético, é necessário estar atento às questões como intempéries, tráfego de pessoas, manutenção e custo. Por esse motivo, embora materiais naturais como madeira, mármore e granito sejam eleitos os queridinhos em diversos projetos, eles são opções que possuem menor resistência e alto custo.

Nesse contexto, porcelanatos ou cerâmicas com padronagens que reproduzem o visual de revestimentos naturais ganham cada vez mais espaço. Com o desenvolvimento da tecnologia, o processo de impressão em alta resolução permite que os desenhos sejam cada vez mais fiéis aos materiais originais, reproduzindo com maestria veios, nós e nuances de materiais como mármore e madeira.


Os modelos em grandes formatos, também permitem poucas emendas, garantindo um excelente resultado final, podendo ser utilizados no piso, paredes, balcões, pias, etc. Segundo a arquiteta Andréa Benthien, além de mais econômicos, as vantagens práticas são inúmeras, uma vez que oferecem maior durabilidade, menor necessidade de manutenção e facilidade na instalação.


Seu uso também é uma alternativa mais sustentável, uma vez que evita o uso e desgaste de recursos naturais como a madeira e as pedras. Deste modo, são a opção ideal para quem busca praticidade, sem abrir mão de toda a beleza e sofisticação que esses materiais oferecem.

9 visualizações